Prevenção é a melhor saída.


prevenção, intervenção, recuperação e reinserção social ao uso indevido do álcool e outras drogas.

Superando a timidez


Superar a timidez e viver razoavelmente tranqüilo é uma possibilidade, desde que você compreenda os conteúdos dos seus pensamentos e esteja resolvido a modificá-los. Por experiência, você aprendeu que ficar isolado, sentindo-se solitário, deprimido, em pânico, sem pedir ajuda, restringiu sua vida a poucas atividades e convívio social, resultando em muito sofrimento. Para compreender o conteúdo dos seus pensamentos e o modo como eles influenciam nos seus sentimentos, segue uma divisão explicativa, apenas como ilustração deste fenômeno comportamental.
Aspectos Cognitivos:
Para o tímido, o centro do problema e de visão, é ele mesmo. Exige perfeição em tudo o que pensa, fala e realiza. Sempre encontra imperfeições nas suas realizações, e, em alguns casos nem sabe explicar o que seja(avaliação automática). Quando comparam-se com outros, percebe-se inferior e não acredita que tenha atributos pessoais elevados. A voz da sua consciência, quase sempre é crítica, acusatória e condenatória.
Em geral, supõe que os outros estejam pensando desfavoravelmente sobre ele, criticando-o ou rebaixando-o. Acredita seriamente que as pessoas, fixam seu olhar nele, analisando-o, avaliando-o negativamente a procura de defeito. Sua atenção está constantemente centrada, nas coisas que ele acredita serem imperfeições (defeitos), tais como maneirismo ou traços de personalidade.
Aspectos Afetivos:
Devido ao seu elevadíssimo grau de auto-exigência, o tímido, fortalece o seu pensar negativista, resultando em tristeza, desânimo, apatia e agressividade. Por medo de falhar, de não parecer ridículo ou tolo, desenvolve uma ansiedade que dispara seus batimentos cardíacos, sentindo-se sufocar. Sente-se infeliz e inferior em relação as outras pessoas. Sente-se incapaz de alcançar e manter o seu elevado padrão de moral e comportamentos auto-impostos. Insatisfação constante frente as suas realizações. Sempre encontra uma imperfeição no seu trabalho ou projetos.
Aspectos Comportamentais:
A pessoa tímida freqüentemente, fica embaraçada, ruborizada, com olhos aterrorizados e suor em abundância, quando está com um numero razoável de pessoas. Na maioria das vezes encontra dificuldade para relacionar-se com outros, para fazer compras ou pagamentos, para trabalhar com pequenos ou grandes grupos ou até mesmo para fazer uma refeição num restaurante. Na escola ou faculdade, prefere ficar longe dos grupos e em silêncio. Apresentar trabalhos escolares ou outra exibição pública é freqüentemente negada, e se exigida, é as custas de sofrimento e constrangimento.
Diante destes embaraços comportamentais, a pessoa, passa a limitar suas associações, compromissos e amizades. Supervalorização das realizações de pessoas significativas ou mesmo desconhecidas, muitas vezes, sem considerar aspectos relevantes. Miniminização automática, em especial, quando pessoas achegadas expressam consideração ou afeição para com ele.
Compreensão e Superação da Timidez:
Os pensamentos negativos ganham força, sempre que os acontecimentos experimentados pelo sujeito reforçarem esta crença.
Exemplo: A professora, sem muita percepção, disse para o Pedrinho: Você é um burro, mesmo!. Nunca acerta a tabuada!!. O Pedrinho que já acreditava ser um idiota, obteve a confirmação disso nas palavras da sua professora. Na expectativa de ser avaliado positivamente pelos outros, Pedrinho fará todo empenho em superar-se, e, temendo não ser mais humilhado ou ridicularizado ficará embaraçado quando na presença de figuras de autoridade ou não. Acreditará que todas as pessoas, esperam dele, sempre bons resultados e que não poderá falhar. Poderá Supor que seus pais ou pessoas significativas, o avaliem constantemente a procura de imperfeições. Sem questionar outras possibilidades, Pedrinho, passará sua vida, tentando corresponder às expectativas que ele acredita que as pessoas esperam dele. Quando o seu desempenho não for correspondido com aplausos, elogios ou outra expressão, Pedrinho poderá sentir-se triste, inseguro e desanimado. Ou ainda mais, quando todos o aprovarem positivamente, ele ficará insatisfeito, porque ainda poderia ser melhor.
O interessante é que a pessoa tímida, atribui aos outros, o seu elevado padrão de moral e de comportamento auto-impostos. Passa a acreditar e a supor que todo mundo, irá avaliar, humilhar, ridicularizar, ou menosprezar suas ações em conformidade com sua auto-exigência.
Quando a pessoa se dá conta destas crenças irracionais, e confere aos seus pensamentos e ações outras possibilidades, a força dos pensamentos negativos diminuem e seus sentimentos parecem ficar mais ajustados.
Se depois de uma auto-análise você ainda sentir que tem dificuldades para enfrentar e superar a timidez, o que é esperado, procure ajuda.

http://comunidadeterapeuticasamaritano.com/2011/10/

 BILBLIOGRAFIA:
DSM – IV – Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – Revisado
Salkovskis, PAUL M. – Fronteiras da Terapia Cognitiva – Casa do Psic. POA, 2005

Nenhum comentário:

Total de visualizações de página